segunda-feira, outubro 30, 2006

CONTEÚDOS: PRA QUÊ? POR QUÊ?

CONTEÚDOS: PRA QUÊ? POR QUÊ?
(Beatriz Magdalena e Iris Costa)

De novo a velha questão do vestibular e do mercado de trabalho e isto nos remete a atual preocupação com a função social da escola e sua relação com os conteúdos curriculares. As escolas são muito cobradas pela sociedade com relação a preparação para o vestibular. Desta forma, as unidades educativas priorizam, de forma exacerbada, os conteúdos e os professores se tornam meros transmissores de conhecimentos, os ditos conteúdistas.
De acordo com as autoras, a metodologia que trabalha com os projetos de aprendizagem sofre uma significativa resistência por parte destes professores.
Partindo do pressuposto supra citado, me remeto a minha prática educativa, há 6 anos atuando como professor coordenador de uma sala informatizada da Rede Municipal de Florianópolis, quando da realização de projetos cooperativos de aprendizagem*. Ao ler o texto, o tempo todo me voltava para a escola e a nossa prática pedagógica.
De fato, existem muitos educadores com essa preocupação em cumprir todos os conteúdos curriculares. Alegam em seus relatos que o projeto já está consumindo muito tempo e que tem outros conteúdos a serem explorados. Por conta disso, os projetos cooperativos sofrem constantes “atropelamentos” e alguns mesmos chegam a ser “abortados”.
É notório que um projeto de aprendizagem perpassa por uma série de etapas e que precisam ser respeitas e reavaliadas: motivação para a escolha do tema, a pesquisa (Internet, livros, in locu, periódicos e etc), sistematização do conhecimento, a escolha do programa, a coleta de imagens, a formatação, a socialização e a avaliação, e isto requer uma disposição, um comprometimento e uma boa parcela de tempo.
Então o que é mais importante? Transmitir todo o conteúdo, com vistas ao mercado de trabalho e vestibular ou trabalhar um conteúdo de forma interdiciplinar, num projeto cooperativo de aprendizagem (envolvendo várias áreas do conhecimento), de forma sistemática e prazerosa? Será que forma de ingresso nas universidades públicas está correta? Temos (nós, sociedade) que repensar e procurar alternativas!

* A proposta veiculada por este NTE, objetiva fundamentar ações pedagógicas voltadas para o uso de um ambiente colaborativo de aprendizagem mediado por Tecnologia de Comunicação Digital -TCD, pois pensamos que este pode proporcionar mais um espaço para que a escola se torne um centro de pesquisa, produção e sistematização do conhecimento.

domingo, outubro 29, 2006

"Considerações sobre os textos da Biblioteca - material do professor"

Então, estou indignado pois não consigo acessar do meu PC a Plataforma e-proinfo... Acesso da minha Escola, mas de lá não consegui abrir 2 dos 4 textos postados, pois estão na extensão pdf e qdo abre só aparecem um porção de símbolos. Consegui abrir e imprimir 2, já li e estou acabando de tecer alguns comentários, pretendo postá-los no Wiki e neste blog ainda no começo desta semana.Com relação ao nosso PA "Mundo Cão", acredito que já temos todas as respostas das nossas dúvidas (levantadas lá no início). Como iremos desenvolver este PA? Será nas nossas Unidades? Será em grupo(Deisi, Jairo e Marta)? Será desenvolvido com o nosso professor parceiro? Quando?? Por favor, leiam e respondam. Fico no aguardo. Abraços virtuais....

domingo, outubro 22, 2006

DESABAFO

A semana que passou foi de muita tribulação. Agenda lotadíssima, apenas dei uma passeada pelos blogs e wiki, tecendo alguns comentários. Com relação a dica da Marta, foi de grande valia: o endereço sugerido facilita no entendimento das ferramentas do wiki. Não tô conseguindo acessar a plataforma e-proinfo. Tenho que ficar o tempo todo perguntando sobre a tarefa da semana (que chato isso.......). Por favor Marta ou Deisi vcs podem me passar as tarefas? Beijo (ah, esta semana tem o TIC Educação, ainda tenho que preparar uma fala sobre o website das Unidades. Nossa qta coisa pra fazer, só não quero ficar estressado.....

ADESTRAMENTO


ADESTRAMENTO

INTRODUÇÃO
O Treinamento de cães tem como base três importantes conceitos:
o adestramento, a sociabilização e o comportamento.
Esse estilo de adestramento é chamado de "Treinamento para Vida".

No "Treinamento para Vida" o cão tem que além de obedecer aos comandos básicos de adestramento, saber se comportar de maneira adequada em várias situações, sem ter medo ou euforia demasiada. Um cão exemplar, um cão que acompanhará você aonde você tiver que ir, sem causar nenhum tipo de transtorno, um cão social, um cão realmente companheiro.

"TREINANDO PARA VIDA".

Como funciona ?

Treinamos sempre com a presença do dono pois a sua participação é essencial para o reforço dos exercícios que forem passados durante as aulas.
O ideal é que se inicie o treinamento com poucos meses de idade para que não haja problemas futuros, porém nessa fase, é muito importante para o cãozinho ter a sua sociabilização trabalhada.

As aulas são feitas com base em reforço positivo, ou seja, sempre recompensamos os cães quando os exercícios forem realizados. As recompensas podem ser: petiscos, brinquedos ou carinho.

A sociabilização é tão importante quanto o adestramento para que problemas como medo ou agressividade a outros cães ou pessoas, medo de barulhos ou situações que fujam da rotina não se tornem problemas na vida adulta.

Paciência e persistência são condições indispensáveis para que cães sejam treinados com sucesso e não se tornem "impossíveis".

Fonte de pesquisa: www.dogwalker.com.br

terça-feira, outubro 17, 2006

NOSSA 3ª SEMANA (DISTÂNCIA)

Então, estamos entrando na 3ª semana da Especialização e parece-me que já estamos nos familiarizando com as ferramentas. Ainda temos muitas dúvidas, ainda bem que temos.Quero deixar registrado aqui que, desde segunda-feira (16/10) eu não consigo acessar a Plataforma e-proinfo, portanto estou meio perdido, não sei quais os próximos passos do nosso PA. Já solicitei ajuda das minhas amigas (Deisi e Marta) e agora peço aos tutores que me auxiliem. Fico no aguardo de uma resposta.... Abraço virtual....

quarta-feira, outubro 11, 2006

Sistematizaçãodas informações selecionadas até o momento:

Então,a semana táchegando aofim e penso que devemos juntartodas as nosssaspesquisas sobrea"Hierarquia Canina" e sistematizar,de forma a comtemplar todas aquelas questões levantadas lá no início do PA (dúvidas).Assim sendo, meninas, temos que agilizar... Kisses and Good wikend for us!!!!!

CURIOSIDADES SOBRE A OBEDIÊNCIA CANINA - questão comportamental

OBEDIÊNCIA CANINA:

Não permita que o cão rosne ou avance nas pessoas. Repreenda-o usando a palavra "NÃO" e segurando-o firmemente pela pele da parte de atrás do pescoço. Jamais demonstre medo ao animal. O cão deve compreender bem a hierarquia da casa, ou seja, saber quem é que manda e ser submisso aos donos, respeitando-os. A proximidade dos cães e dos homens vem aumentando a cada dia. Em virtude disso, pode ocorrer a descaracterização do comportamento natural e instintivo dos animais, o que faz com que eles adotem o comportamento dos humanos que vivem à sua volta. Isso pode se tornar um transtorno para donos que não conseguem compreender e resolver o problema de seus animais. Daí surge a importância do profissional em comportamento animal, o que muitas pessoas chamam de "psicólogo de bichos".

Comportamento

O cão pensa? Tem memória? Muitos comentam que seu cão só falta falar...exagero? Todas essas dúvidas já foram esclarecidas. A chamada "psicologia canina" nada mais é do que o estudo do comportamento animal.

Você não precisa ensinar uma cadela a cuidar de seus filhotes, ou a um cão a enterrar o seu osso. Tudo isso faz parte de um patrimônio genético que é transmitido através das gerações, e que podemos chamar de instinto animal. É, sem dúvida, uma área fascinante.

Tópicos que você precisa saber sobre o comportamento do seu cão:

Agressividade;
Cães que latem muito;
Cães e bebês - como fazer a adaptação do animal;
Cão humanizado;
Coprofagia - a 'arte' de comer cocô (causa comportamental);
Coprofagia - quando a causa é nutricional;
Como interpretar as atitudes de seu animal;
Estresse;
Hierarquia;
Medo excessivo de ruídos;
O que o cachorro precisa para ser feliz;
Passeios.

Fonte: http://www.vidadecao.com.br

ENSINANDO SEU CÃO - ADESTRAMENTO/HIERARQUIA

ENSINANDO SEU CÃO - ADESTRAMENTO/HIERARQUIA

O adestramento dos cães deve ser iniciado no momento em que o filhote chega em casa. O cãozinho deve aprender o significado de comandos como "Não", "Muito Bem", "Aqui", etc.. Isso contribuirá muito para que ele não venha a ter problemas comportamentais na fase adulta, como agressividade. Com o adestramento, o cão vai entender que 'manda' e isso é importante para se estabelecer uma hierarquia.

Você pode optar pela ajuda de um adestrador para orientá-lo. Há pessoas não qualificadas que ensinam os animais com métodos violentos, o que será desastroso para o caráter do cão. O adestrador deve ter noções básicas sobre o estudo do comportamento dos cães. É importante que depois de algumas aulas, você comece a acompanhar o adestramento, ou seu cão apenas obedecerá o adestrador.

DICAS DE PROCEDIMENTOS QUE NÃO PODEM SER ADOTADOS POR UM ADESTRADOR:
* Bater no cão;
* Prendê-lo a maior parte do tempo, seja na corrente ou canil, a fim de que ele se torne um animal bravo ou um bom cão de guarda;
* Deixá-lo sozinho o dia todo e longe do contato com pessoas da casa;
provocar o animal.

Jamais use esses métodos, isso só fará com que seu animal desenvolva agressividade desnecessária e se torne um cão incontrolável, trazendo perigo para os próprios donos.

fONTE DE PESQUISA NA NET: http://www.vidadecao.com.br

terça-feira, outubro 10, 2006

Projeto de Aprendizagem (pesquisas)

Oi, durante esta semana (9 a 11 de setembro)estamos continuando nossas pesquisas para satisfazer nossas dúvidas com relação ao desenvolvimento do nosso Projeto de Aprendizagem "Mundo Cão". No entanto, estou um pouco chateado, pois alguns textos pesquisados e postados no wiki,misteriosamente "desapareceram", como por exemplo: o texto sobre "hierarquia canina" e também sobre um outro material que confeccionei ontem intitulado "Adestramneto".a partir de agora também vou começar a postar minhas contribuições aqui no meu blog, fiquem de olho meninas , professores e tutores.

sábado, outubro 07, 2006

Desenvolvimento de Projetos em Classes de Ensino Básico

Então, penso que estamos fazendo a coisa certa. Li os comentários da Martinha e concordo plenamente com a fala dela: Temos que delegar atribuições, cada um com uma tarefa, só dessa forma poderemos contribuir mutuamente com o nosso Projeto de Aprendizagem. Dessa forma, já postei instrumento de pesquisa (uma espécie de questionário) e também um texto pesquisado na Internet sobre a "hierarquia canina". Leiam e comentem. Ah, a idéia da Marta de elencar alguns sites de pesquisa da temática é muito interessante, nos poupa tempo de pesquisa e também a idéia da Deise de entrevistar um adestrador de cães, foi muito pertinente. Valeu Gente. Até semana que vem!! Beijos